fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

3 erros que podem quebrar sua empresa facilmente

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Aprenda 3 erros que podem quebrar sua empresa

 

erros de empresa

3 erros que podem quebrar a sua empresa

O crescimento de uma empresa nem sempre depende apenas dos fatores externos, como a venda de produtos ou contratação de serviços. As decisões do empreendedor, assim como a preocupação em manter boas condições dentro da empresa, são fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de um negócio.

 

Como empreendedor, você deve conhecer as 3 erros que podem quebrar sua empresa. Neste post, falaremos sobre essas três fatos importantes e ensinaremos você driblá-los através de algumas dicas a . Conheça a seguir os 3 erros que podem quebrar sua empresa, e quais as consequências delas.

 

1. Não saber lidar com o fluxo de caixa da empresa

 

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta administrativa de qualquer empresa. É através desse controle que o empreendedor pode avaliar quanto a empresa está lucrando, gastando, desperdiçando, entre outras características. Não saber lidar com essa ferramenta, coloca todo o funcionamento da empresa em risco.

 

Para empreender, é preciso que o empreendedor tenha conhecimentos que vão além do produto oferecido. O know-how do produto ou serviço e o conhecimento sobre o mercado onde a empresa atua são extremamente importantes, mas isso não garante o fluxo de caixa.

 

O mais comum, em se tratando deste erro, é os empreendedores não se preocuparem com o fluxo de caixa ao iniciar uma empresa. Dessa forma, os rendimentos da empresa se misturam com o capital de giro, com as contas e por fim, não é possível saber o que entra e o que sai da empresa.

 

Deixar a empresa crescer com um fluxo de caixa desorganizado é uma operação de extremo risco. Isso significa que o futuro da empresa poderá ser comprometido por um simples erro que poderia ser reparado desde o início.

 

Aliás, o empreendedor que deixa de controlar o fluxo de caixa está jogando dinheiro fora. Isso porque com o fluxo de caixa, é possível cortar gastos desnecessários e avaliar o que está sendo desperdiçado.

3 erros que podem quebrar a sua empresa

2. Não se preocupar com os processos

 

Dentre muitos mecanismos que movem uma empresa, os processos são pequenas partes que não podem ser descuidadas em nenhum momento. Os processos são caracterizados por linhas de produção, transporte de mercadorias, entre muitas outras coisas que englobam o funcionamento de uma empresa.

 

Quando o empreendedor não se preocupa com os processos, ele faz com que seus produtos ou serviços percam qualidade. Além disso, atrasos na entrega de produtos também entra como uma consequência dessa despreocupação arriscada.

 

Sendo assim, é fundamental que o empreendedor mantenha o controle dos processos e tente sempre que possível melhorá-los. Com processos mais eficientes, é possível aumentar a produtividade, garantir a qualidade e ainda cumprir com prazos e metas pré-definidas.

 

Para driblar esse grande problema, esteja sempre por dentro dos processos operacionais que ocorrem no funcionamento da sua empresa. Conheça esses processos e trabalhe para melhorá-los. Essas melhorias podem ocorrer por meio de mais contratação, investimentos em equipamentos mais eficientes, controle do fluxo de caixa, dentre outros mecanismos que são fundamentais.

 

3. Não ter um treinamento de equipe

 

Tão importante quanto os processos e o fluxo de caixa de uma empresa é o treinamento da equipe de trabalho. Como você poderá garantir que os processos serão bem executados se não tiver profissionais treinados? O mesmo ocorre no fluxo de caixa da empresa. Como você poderá ter certeza dos dados observados no fluxo de caixa se seus profissionais não têm o treinamento correto?

 

Além dessa qualificação, o treinamento de equipe tem como objetivo engajar os funcionários para um trabalho em conjunto. Afinal, toda equipe precisa de um líder e de parâmetros para executar um trabalho bem feito.

 

Esse envolvimento deve ocorrer por parte do empreendedor, que deve sempre inspirar seus funcionários a estarem engajados com a empresa. Quando os funcionários perdem o interesse pelo trabalho ou mesmo se sentem desmotivados, o empreendedor sente as consequências na qualidade dos produtos e serviços e nos lucros obtidos.

 

Para não cometer esse erro, invista em treinamentos adequados e busque inspirar seus funcionários a atuarem de acordo com os objetivos da empresa. Essa inspiração nem sempre precisa ser feita através de bonificações salariais ou coisas desse tipo. Ter um bom lugar de trabalho, uma ótima relação com seus funcionários e qualidade de vida dentro da empresa, são ótimas formas de manter sua equipe sempre unida e em prol da empresa.

 

Como não cometer um desses  3 erros

3 erros de empresa

3 erros que podem quebrar a sua empresa

Para não cometer nenhum dos erros citados o empreendedor só precisa estar por dentro das necessidades da sua empresa. Uma dica muito valiosa para o bom funcionamento de uma empresa de um modo geral é manter-se organizado. A organização do fluxo de caixa, dos processos da empresa e da equipe de trabalho é uma ótima aliada no controle empresarial. Com essa ferramenta você poderá controlar melhor cada pequena parte de sua empresa.

 

Outra dica importante é não focar apenas na rentabilidade. Uma empresa que funciona apenas para ganhar lucros, não tem nada a oferecer para a sociedade a não ser seus produtos e serviços. Esse tipo de posicionamento não é favorável para nenhuma empresa, além de ser prejudicial para os funcionários.

 

A preocupação com a qualidade de vida dentro da empresa e com o conforto dos clientes é algo fundamental. Sendo assim, o empreendedor deve sempre analisar quais são as principais necessidades da empresa e trabalhar para supri-las.

 

Gostou deste post? Então compartilhe no Facebook com seus amigos e familiares, e leve esse conhecimento para mais pessoas. Aproveite também para conferir nosso outro post sobre como calcular preço de venda.

 

 

 

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!