Contili

Chegou a hora de prestar contas com o Leão, veja as regras para a Declaração de 2017.

A entrega da declaração do imposto de renda é obrigatória para uma parcela significativa dos brasileiros, a receita Federal espera receber esse ano mais de 30 milhões de declarações.

Compilamos as principais regras do Imposto de Renda 2017, veja se você é um dos obrigados a entrega a Declaração do Imposto de Renda.

Prazo de Entrega

É importante você ficar atento ao prazo, pois a entrega em atraso gera multa a pagar. Também deixar para fazer sua declaração no final do prazo poderá trazer vários transtornos, como dificuldades na transmissão do arquivo, falta de documentos importantes e outros imprevistos que podem impedir você de cumprir essa obrigação.

Esse ano a entrega da Declaração iniciará no dia 02/03/2017 e terminará as 23h59m do dia 28/04/2017.

Quem está obrigado a entregar a DIRPF2017?

Estão obrigadas a entregar a declaração do Imposto de Renda as pessoas que se enquadram em pelo menos uma das situações abaixo.

Quem Está isento do Imposto de Renda?

Todas as pessoas que não se enquadram em pelo menos uma das condições de obrigação, estão desobrigadas, ou seja, isentas de entregar o Imposto de Renda.

Existem, ainda, algumas situações que mesmo que o contribuinte possua rendimentos ele estará isento do Imposto de Renda, são elas:

Quais os Documentos que preciso para fazer a Declaração do Imposto de Renda?

A relação de documentos para o imposto de renda, pode parecer, à primeira vista, muito extensa, porém os documentos deverão ser apresentados conforme a situação de cada contribuinte, se você não possuir qualquer um dos itens abaixo, não se preocupe, pode ser que não seja aplicado ao seu caso.

Veja relação básica de informações e documentos para fazer a Declaração do Imposto de Renda.

Como proceder com a documentação faltante?

Se você não receber algum documento, ou mesmo não possuir qualquer um deles, como o informe de rendimento do banco com seus investimentos ou os recibos de pagamento feitos a seu médico ou plano de saúde, por exemplo, não se preocupe, prepare sua declaração do imposto de renda normalmente, confira se este documento existe de fato e que será importante registra-lo na declaração, então trata de providencia-lo, solicitando uma cópia ou segunda via a sua fonte pagadora.

Por isso é importante não deixar para a última hora, pode ser que não tenha tempo suficiente para preparar todos os documentos.

Quando vou receber a Restituição do Imposto de Renda?

Mensalmente a partir de 15/06/2017 a Receita Federal divulgará os lotes das declarações que terão autorizada a restituição imposto.

Não há como saber em qual dos lotes de restituição sua declaração será contemplada, porém a prioridade é para:

Por isso é muito importante antecipar o envio da declaração, assim tudo fica mais fácil.

Acompanhamento do processamento da Declaração

O acompanhamento do processamento da Declaração do Imposto de Renda, seja para saber sobre a restituição do imposto, ou para conhecimento das pendencias de malha fiscal, poderá ser feito através de um código de acesso, feito de forma simples e rápida diretamente no site da Receita Federal do Brasil.

Fique atento ao processamento e evite maiores problemas com a malha fiscal (Malha Fina).

Tem alguma dúvida sobre imposto de renda?

Envie sua dúvida para nós, teremos grande satisfação em lhe ajudar.

Luzemir Barbosa

Sair da versão mobile