fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Como Controlar os Gastos e sair do Vermelho

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Atenção para seu controle de gastos na empresa e negócio

Não saber como lidar corretamente com as dívidas, um pouco de desorganização financeira entre outros tantos motivos possíveis são as principais causas pelos quais muitas empresas acabam fechando suas portas. E para sair do vermelho, você vai precisar de um controle de gastos.

Quando falamos de saúde financeira, estamos nos referindo a como sua empresa lida com a gestão das finanças. Você sabia, por exemplo, que o controle de gastos não só ajuda a sair do vermelho como também pode vir a maximizar os seus lucros?

Neste artigo, vamos dar dicas para realizar este controle de gastos e tirar sua empresa do vermelho, vamos falar também sobre a importância da tecnologia na gestão financeira, BPO financeiro o que é e muito mais. Confira.

O que é um Controle de Gastos?

Pode parecer que controlar gastos significa pura e simplesmente parar de gastar dinheiro, mas não é bem assim. Sua empresa tem gastos que não podem ser evitados, ou ela não vai funcionar. A base de um bom controle de gastos é o planejamento. 

O controle de gastos significa realizar uma gestão completa da destinação dos recursos financeiros de uma empresa e esta gestão precisa de um planejamento prévio para ser bem feita. E isto é possível fazendo uso de ferramentas e técnicas de análise, investigação e controle organizacional, de forma a mapear eficazmente toda a rota que o dinheiro faz.

Tirando sua Empresa do Vermelho

O controle de gastos de uma empresa é um processo válido antes, durante e depois que sua empresa conseguir sair da condição financeira vermelha. Assim, para que este controle seja efetivo, temos que pensar primeiro em algumas estratégias para tirar sua empresa desta condição negativa.

Abaixo relacionamos 5 dicas importantes para você resgatar as finanças de sua empresa. Confira:

  1. Identifique a origem do problema

Alguma coisa fez com que suas finanças saíssem do seu eixo normal e quando as finanças não vão muito bem, parece que todas as dívidas vêm de um problema só, o que não é bem verdade. 

Deste modo, é fundamental que você passe um “pente fino” em todas as suas finanças, desde um fluxo de caixa à gastos e verbas usuais para que consiga chega até o vilão (ou os vilões) desta situação. 

  1. Organizando dívidas e definindo prioridades

Uma vez identificado o problema, é hora de pôr a mão na massa e organizar todas as suas dívidas, bem como as prioridades entre uma dívida ou outra. Lembre-se que sempre é possível uma renegociação.

  1. Renegociar é a chave

Fornecedores, bancos e a maioria dos credores precisam de você, afinal, você é cliente deles. Então não se sinta intimidado na hora de pedir descontos ou uma renegociação de sua dívida. Você quer e vai pagá-la, só precisa de um prazo maior ou valores diferenciados. 

Não assuma novos valores ou prazos que não tenha a certeza de que sua empresa poderá honrá-los.

  1. Reduza seus gastos

Analise com calma todos os gastos da empresa, separando criteriosamente gastos fixos das variáveis e identifique, nesta lista, quais são verdadeiramente essenciais ou não para a continuidade do seu negócio. 

Este é o princípio, inclusive, do seu controle de gastos.

  1. Evite a inadimplência

Muitas vezes sua empresa fica no vermelho exatamente por conta da inadimplência. Por isso é imprescindível ter um controle rigoroso de cobrança de clientes. Uma dica importante é ter um sistema de gestão financeira, como o da Conta Azul, para que estes problemas possam ser evitados. 

Como Fazer o Controle de gastos empresariais

Agora que você colocou sua empresa nos eixos, é hora de pensar em um eficiente controle de gastos para a mesma. Claro, talvez você ainda não tenha saído totalmente do vermelho, mas teoricamente já está no caminho certo, sem atropelos.

Abaixo seguem 4 dicas importantes para implementar o controle de gastos em sua empresa. Acompanhe:

  1. Tenha um Controle de Estoque 

Porque falar em estoque no controle de gastos? Porque é através de um gerenciamento efetivo de seu estoque que a gestão terá a noção exata de quantos produtos estão saindo e quantos estão entrando e, a partir daí saber também com maior exatidão quanto dinheiro está sendo investido em novas aquisições e quantas dessas estão trazendo o retorno que se espera.

  1. Priorize a Gestão Financeira

O planejamento financeiro é considerado uma das principais ferramentas estratégicas de tomada de decisão de qualquer empresa. Saber para onde está indo o dinheiro é de suma importância para ter um controle financeiro adequado e, deste modo, ter um controle de gastos verdadeiro.

  1. Tenha um Controle Contas a Pagar e Receber

Parece mesmo que aqui temos uma outra palavra chave: controle. Tudo que entra, tudo que sai para pagamentos de dívidas, inadimplência, atrasos, etc., tudo isto é visto e acompanhado através de um controle rigoroso das contas a pagar e receber.

  1. Sistemas de Gestão – BPO Financeiro

Você sabe o que é BPO financeiro? Trata-se de uma solução de terceirização da gestão financeira de sua empresa. A sigla BPO vem do inglês “Business Process Outsourcing” que significa exatamente Terceirização de Processos de Negócio.

O BPO Financeiro se refere especificamente à área de finanças, que irá passar a ser gerenciada por uma empresa terceira, que atuará como um dos pilares de apoio à tomada decisão gerencial.

Este processo de transferir áreas administrativas para empresas terceiras deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade aplicável para pequenas, médias e até grandes empresas. E em que o BPO financeiro pode ajudar no seu controle de gastos?

De uma forma generalizada, todos os benefícios disponibilizados pelo BPO resultam, de uma forma ou de outra, em uma redução de custos para a sua empresa. O BPO financeiro auxilia organizações a cortarem seus custos e, desta forma, economizarem em seus gastos.

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário