fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Como Fazer Para Receber o Imposto de Renda?

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Um dos momentos mais esperados para quem faz a Declaração do Imposto de Renda e tem seus impostos descontados diretamente na folha salarial é o momento da Restituição do Imposto de Renda. Este momento de plena felicidade (Literalmente!) precisa de algumas coisas para ser garantido com total tranquilidade. E, para que você receba o seu Imposto de Renda, damos algumas dicas para que isto realmente ocorra.

QUEM TEM DIREITO À RESTITUIÇÃO?

Primeiro, devemos saber como o Imposto de Renda funciona, basicamente. Como o Imposto de Renda é descontado durante o ano diretamente na folha de pagamento do trabalhador, na hora da Declaração, o programa faz as contas. Para que a pessoa possa receber, é necessário que a pessoa tenha pago a mais do que deveria durante o ano. Despesas extras, como dependentes, despesas médicas, doações, entre outros, vão acumulando descontos da qual você tem direito caso esteja enquadrado em um desses casos.

QUANDO COMEÇA A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

A Restituição começa em julho e vai até dezembro, sendo distribuída em sete lotes que possuem como prioridade idosos, PCD (Pessoas com Deficiência) e pessoas com doenças graves. Após este período, a liberação vai sendo feita conforme a data de entrega da Declaração.

Para verificar se você já recebeu a sua Restituição, basta acessar o site da Receita Federal. Além deste meio, também é possível consultar pelo Receita fone no número 146, ou ainda, no aplicativo para smartphones e tablets. Além do uso por cadastro por SMS. Assim que você fizer o cadastro, no momento em que receber o Imposto de Renda, haverá uma mensagem no seu celular.

COMO FAZER NA HORA DA DECLARAÇÃO PARA RECEBER O IMPOSTO DE RENDA?

Primeiramente, para que a sua Restituição seja garantida, o melhor a fazer é começar bem. Literalmente. Na hora da Declaração, ver qual opção é a melhor para o seu caso, ter todos os comprovantes necessários para a Declaração, não colocar itens desnecessários e analisar corretamente a questão de dependentes e afins.

Uma boa dica neste momento é procurar um contador da sua confiança e analisar juntos.

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE RECEBE A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

Quando o contribuinte tem o direito de receber o Imposto de Renda, mas não o recebeu, é necessário avaliar quais os erros ocorreram na Declaração, pois esta pode ser a razão.

Para corrigi-los, é necessário mandar uma retificação que pode ser feita no mesmo site da Declaração. Após corrigido o erro, a Restituição virá no segundo lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, quanto antes o contribuinte fizer a retificação, mais cedo ele irá receber o Imposto de Renda. Este pagamento do contribuinte que caiu na malha fina por erro é chamado de “residual”, e é possível consultar se receberá o pagamento ou não. Entre os principais erros estão:

  • Omissão de rendimentos do titular ou dos dependentes
  • Valores diferentes entre o imposto declarado e o que foi informado pelo empregador
  • Erro nos valores de dedução da previdência social ou privada
  • Erros nas informações de despesas médicas e de saúde

EM ATÉ QUANTO TEMPO POSSO CORRIGIR MINHA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

O tempo de correção é de até um ano, no site da Receita Federal. Após este tempo, é necessário ir pessoalmente com a documentação necessária para fazer a correção dos valores.

Para descobrir os erros, basta analisar com bastante calma o extrato do Imposto de Renda declarado para aquele ano.

QUANDO SERÁ A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO RENDA NO ANO DE 2017?

O primeiro lote será no dia 16 de junho. O segundo será no dia 17 de julho. O terceiro e quarto lote serão nos dias 15 de agosto e setembro, respectivamente. O quinto e o sexto lote no dia 16 de outubro de outubro e novembro. O sétimo e último lote será no dia 15 de dezembro. Fique atento às datas consulte se você recebeu a sua restituição.

O início da declaração já possui data definida: começou no dia 2 de março e vai até o dia 28 de abril. É importante ficar atento aos requisitos necessários este ano.

Estamos a todo vapor preparando as declarações de imposto de renda de nossos cliente, entre em contato e agende a sua também!

Gostou? Curte, comenta e compartilha as informações com outras pessoas!

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!