fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Como Melhorar o Valor da Restituição do Imposto de Renda?

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Um dos momentos mais esperados e queridos do Imposto de Renda, é o momento da Restituição. Mas, nem sempre ela vem tanto quanto desejávamos, esperávamos ou acreditávamos que merecíamos. Por isto, é necessário ter alguns cuidados para que a Restituição do Imposto de Renda venha corretamente e com o melhor valor possível. Para isto, damos estas dicas para você.

GUARDE TODOS OS COMPROVANTES NECESSÁRIOS E ORGANIZE TUDO

Faça uso de aplicativos e planilhas para isto, o que for da sua preferência. Tire uma vez por mês para organizar todos os comprovantes necessários para isto. A ausência destes comprovantes faz com que você não possa declarar (por que não tem como provar) e, consequentemente, não há maneiras de declarar este gasto.

ESCOLHA A DECLARAÇÃO CERTA PARA O SEU CASO

Há dois tipos de Declarações do Imposto de Renda: o modelo simples e o modelo completo. Avalie o que é o melhor para o seu caso e qual pode lhe dar uma maior restituição. Um contador de confiança pode ser de grande valia nesta hora. A opção correta garante a melhora da restituição do Imposto de Renda.

AVALIE OS DEPENDENTES QUE VOCÊ IRÁ INCLUIR

Muitas pessoas pensam que, ao incluir dependentes, quaisquer que sejam, irão melhorar a Restituição do Imposto de Renda. O que não é verdade. Ao incluir os dependentes, a renda do dependente deve vir junto. Caso o dependente trabalhe ou receba pensão, como aposentadoria, esta deverá ser incluída nos ganhos. Filhos que recebem pensão alimentícia ou que tenham bolsa de estudos também devem ser repensados na hora de se incluir na Declaração.

Nesta hora é importante avaliar se a soma dos abatimentos é superior ao imposto gerado devido aos acréscimos dos seus rendimentos.

CASO VOCÊ POSSUA EMPREGADA DOMÉSTICA, É IMPORTANTE FALAR

Quando a empregada doméstica está devidamente registrada, há gastos com INSS e você pode usar esses gastos com o INSS para melhorar sua restituição, porem deve ficar atento ao limite. Caso possua mais de uma empregada e você viva junto com cônjuge, cada um pode declarar uma, garantindo o abatimento para cada um.

FAÇA DECLARAÇÃO SEPARADA DO SEU CÔNJUGE

A realidade comum dos casais hoje em dia é que ambos trabalham. Neste caso, talvez seja uma opção fazer a Declaração separado do outro. A razão é que, quando se coloca um cônjuge, e há renda, a renda final é maior e o valor do imposto também, assim é uma opção que sejam feitas duas declarações. Mas, neste caso, o melhor mesmo é fazer uma simulação.

DÊ UM BOM DESTINO AO SEU DINHEIRO COM DOAÇÕES

Caso você faça a declaração completa do Imposto de Renda, há um limite de 6% de desconto do valor que pode ser descontado em casos de doações para fundos de crianças e adolescentes, doações e patrocínios para projetos que incentivem a cultura, a arte, e atividades audiovisuais. Verifique se a sua doação é aceita como dedução do Imposto de Renda.

Em Campo Grande/MS temos o projeto Clique Esperança que alem de você ajudar a quem precisa poderá se beneficiar com uma melhora na sua restituição.

LEGALIZE A SUA PENSÃO ALIMENTÍCIA

Mesmo que o valor já esteja em total acordo e não haja nenhum problema com isto, a pensão não judicial não resulta em abate no Imposto de Renda. Somente a pensão de oficializada pode ser declarada e ter o valor colocado como Restituição.

ACRESCENTE GASTOS COM REFORMAS NO CUSTO DO IMÓVEL

Na venda de um imóvel, é necessário pagar um imposto de 15% sobre o ganho imobiliário. Que é a diferença entre o valor do bem quando adquirido e o valor da compra. Entretanto, há um prazo para se comprar um outro imóvel sem este imposto.

Uma das maneiras mais conhecidas de atualizar o preço do imóvel é com reformas e benfeitorias. Gastos em construção, ampliação, pintura, reparos em pisos, paredes e encanamentos, desde que haja comprovação, podem garantir a atualização do valor. Gastos com móveis e acessórios de decoração não fazem podem ser incluídos na atualização do valor.

DIVIDA O VALOR DO ALUGUEL COM SEU CÔNJUGE

Este vale para quem recebe possui o aluguel como uma forma de renda. Ao invés de receber, por exemplo, R$ 3 mil e ter que pagar um valor maior, cada um recebe R$ 1500,00. Entretanto, não é possível um declarar 60% do valor e o outro apenas 30%, visto que o imóvel pertence igualmente a ambos.

Além do mais, também pode ser deduzido as despesas com imobiliária do valor final do aluguel.

VEJA SE É POSSÍVEL ABATER DA PREVIDÊNCIA PRIVADA

O investimento em previdência privada na modalidade PGBL, permite o abatimento de até 12% da renda tributável recebida no ano, neste caso é sempre importante consulta um contador de confiança pois existe modalidades em que o abatimento não é permitido.

CASO SEJA AUTÔNOMO ABATA AS DESPESAS DA SUA ATIVIDADE

Aos autonomos é permitido a realização do Livro Caixa, nele serão controladas todas as despesas inerentes e diretamente ligadas á sua atividade e estas despesas podem ser abatidas no valor total das suas receitas anuais, com isso melhorando o valor da sua restituição ou diminuindo o valor do imposto a pagar. Não entram no livro caixa as despesas domesticas e/ou pessoais.

QUER UMA ANALISE DETALHADA DA SUA DECLARAÇÃO?

Estamos trabalhando com afinco para fazer a melhor Declação do Imposto de Renda para nossos clientes. Esse trabalho envolve uma analise minusiosa na situação fiscal do cliente para identificar as melhores soluções para maximizar o valor da Restituição ou minimizar o valor do imposto a pagar.

Agende sua declaração com a gente. Aguardamos você!

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!