fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Como Recuperar a Empresa com Contas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter

O grande sonho de empreender pode muitas vezes se tornar um verdadeiro pesadelo quando as contas e as dívidas superam os lucros e sua empresa se vê no vermelho. Nestas horas é preciso parar e se organizar, buscar ideias e planejar muito para tirar sua empresa desta situação.

Os motivos das altas contas podem ser os mais variados possíveis, mas muito provavelmente está diretamente ligado à uma desorganização nas finanças ou até em uma má gestão financeira, o que na prática tem o mesmo sentido: a saúde financeira de sua empresa vai mal.

Saber o que fazer nestes momentos pode realmente salvar o seu negócio da falência e existe sim muitas saídas para a crise: o uso da tecnologia, um planejamento financeiro, controle de gastos, entre outros. É sobre este assunto que falaremos neste artigo. Acompanhe.

Identificando os Principais Erros Financeiros Cometidos

Não é possível resolver um problema se você não souber a sua origem ou causa. São muitos os possíveis erros cometidos no financeiro de uma empresa e talvez o principal deles seja exatamente a falta de um acompanhamento especializado das contas do seu negócio. 

Além disso, a falta de planejamento pode também influenciar negativamente a saúde financeira de uma empresa. Sem o planejamento adequado e uma má gestão financeira, na maioria das vezes, compromete seriamente as contas de uma organização.

O foco em aumentar as vendas, como única forma de sanar problemas financeiros, pode não ser totalmente assertivo pois, desta forma, sua empresa estará apenas apagando incêndios e não tem um controle mais preciso do fluxo de caixa do empreendimento.

Estratégias para Recuperar a Empresa com Contas

Se a meta é sair do vermelho e encontrar soluções, listamos abaixo algumas alternativas para você e sua empresa conseguirem sair desta condição. Claro que cada negócio tem suas particularidades, mas algumas destas alternativas são aplicáveis em praticamente todos os ramos de mercado. Confira:

  • Identifique o problema

Como já dissemos, você precisa identificar o que causou esta situação. Um pente fino nas finanças, contas a pagar e receber, inadimplências, gastos excessivos, etc., podem indicar o caminho.

  • Saneamento das dívidas

Se sua empresa tem empréstimos, financiamentos, contas, impostos, passivos trabalhistas a pagar ou outros devedores, ela com certeza estará endividada. Como você já identificou o vilão nisso tudo, o primeiro passo agora é realizar um levantamento de todas essas dívidas bem como prazos de vencimento e prioridades.

Feito isso, é hora de traçar estratégias para cada um destes passivos, sinalizando as prioridades, como tributos, por exemplo, que inviabilizam o seu negócio, comprometendo-o.

Bancos, fornecedores, entre outros, pode ser possível uma renegociação até com descontos ou redução de juros, buscando inclusive a rolagem de suas dívidas pois assim você e sua empresa ganham um certo fôlego para recuperar suas finanças. 

  • Corte de Gastos

Considerando um cenário de recuperação financeira e empresarial, é imprescindível verificar quais despesas são verdadeiramente fundamentais, separando-as das que possam ser consideradas supérfluas.

Isto não significa demitir colaboradores ou reduzir drasticamente projeções de investimento, por exemplo. Por isso é importante ter um controle apropriado do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, evitar inadimplências entre outros pontos que precisam ser severamente acompanhados.

Feito isso, com certeza o gestor vai conseguir evidenciar mais facilmente todas as despesas desnecessárias e conseguir com isto reduzi-las.

  • Um acompanhamento progressivo e especializado

É muito importante nestas horas ter o suporte de profissionais especializados em gestão financeira, pois podem apresentar soluções inovadoras para um acompanhamento financeiro efetivo e mais assertivo. A dica aqui é a terceirização da sua gestão financeira, através do BPO.

A sigla BPO vem do inglês “Business Process Outsourcing” que significa exatamente Terceirização de Processos de Negócio. O BPO financeiro auxilia organizações a cortarem seus custos e, desta forma, economizarem em seus gastos e colocarem suas finanças em dia.

Desta forma, será possível mapear toda a situação financeira da sua empresa, para que possa ser possível também indicar o melhor caminho à ser seguido. A Conta Azul é uma plataforma completa aliada ao seu negócio e pode proporcionar estas melhorias. Se quiser saber mais, clique AQUI.

  • Conte com a Tecnologia

As plataformas de gestão, como o da Conta Azul citado no item anterior, auxiliam o gestor a ter um acompanhamento mais eficiente de toda a situação financeira do seu negócio. Desta forma, é possível obter informações de maneira mais rápida e precisa, favorecendo na tomada de decisões, sempre com base em dados confiáveis e não meros achismos. 

  • Tenha um maior controle do fluxo de caixa da empresa

Você precisará garantir a recuperação do seu fluxo de caixa pois só assim será possível realizar projeções e se preparar para os períodos futuros. Com uma gestão financeira mais eficiente, antevendo parcelas de empréstimos, contas, estoques e também todas as receitas, a saúde financeira de sua empresa estará caminhando com mais assertividade.

E como conseguir uma gestão financeira mais eficiente? 

Primeiro, a ideia de terceirizar esta administração, através do BPO financeiro e segundo ter uma mudança de postura do próprio gestor para garantir que cada um dos colaboradores também possa vestir a camisa da empresa, aumentando o comprometimento destes com a eficiência na aplicação dos recursos internos.

Porque Terceirizar: o que vem a ser BPO Financeiro?

O BPO financeiro, ou também chamado de terceirização financeira, age diretamente em todas as rotinas de uma gestão de recebíveis e de pagamentos, sejam de fornecedores ou não, por meio de um estruturado fluxo de autorizações e também de informações. Confira algumas das aplicações:

  • Gestão Efetiva do fluxo de caixa;
  • Gestão de contas a pagar/receber;
  • Relatórios financeiros mais precisos e confiáveis, em tempo real, online;
  • Gestão da folha de pagamentos de seus colaboradores;
  • Análise de indicadores de desempenho, favorecendo a tomada de decisão;
  • Gestão de todos os recebíveis;
  • Fechamento de caixa da empresa e conciliação bancária.

Em termos gerais, a solução outsourcing (BPO) oferecida pela Conta Azul é bem mais específica do que uma simples terceirização, uma vez que ela disponibiliza soluções baseadas na estrutura de sua empresa, propondo sempre ajustes voltados à inovação, como por exemplo a inclusão da tecnologia (recursos na nuvem, via internet e online, etc.) para melhorar o desemprenho e a produtividade da empresa como um todo.

Confira mais sobre a Conta Azul e no que ela pode lhe ajudar clicando AQUI.

Compartilhar :

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter

Posts Recentes

Como Recuperar a Empresa com Contas

O grande sonho de empreender pode muitas vezes se tornar um verdadeiro pesadelo quando as contas e as dívidas superam os lucros e sua empresa se vê no vermelho. Nestas horas é preciso parar e se organizar, buscar ideias e planejar muito para tirar sua empresa desta situação.

Ler mais »

Planejamento Tributário para Pagar Menos Impostos, Como Fazer?

Infelizmente no Brasil a carga tributária, principalmente para as empresas, é bem alta. Deste modo, acertar no regime tributário mais adequado bem como realizar um planejamento é fundamental para que a sua empresa não venha a pagar mais do que deve ou fique sem pagar os impostos devidos.

Ler mais »

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Open chat