fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Inscrição Estadual para que serve?

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Inscrição Estadual para que serve? Saiba um pouco mais sobre a inscrição estadual, qual sua utilidade e como consultar o seu registro. Conheça a relevância da inscrição e confira nossas dicas para obter uma facilmente!

Vamos em frente!

Quem nunca sonhou, por alguns instantes, em empreender e logo depois sentiu-se perdido por não saber como começar? Isso já aconteceu com você, provavelmente. Boa notícia: não é preciso desistir do sonho.

O sistema educacional brasileiro, durante muito tempo, não se preocupou em educar financeiramente aqueles que passavam por ele. 

Essa mesma falta de orientação, desde de cedo, deixa uma grande lacuna na preparação que um indivíduo precisa para começar a empreender.

Educar financeiramente? Do que estamos falando? A educação financeira é um tema que tem ganhado o seu espaço no debate público. E devemos ficar muito felizes por isso.

Esse tipo de educação não deve ser reduzida apenas a transmitir conhecimento sobre corte de gastos e juntar sempre um dinheirinho. Isso é muito pouco.

Na realidade, é uma educação cujo objetivo é nos preparar para sempre obtermos um equilíbrio financeiro ao longo de nossas vidas.

Tão somente por essa definição já é possível vislumbrar o tamanho da importância do que estamos falando aqui. Você percebe?

Um passo essencial nesse processo de aprendizagem é repensar completamente a forma como você utiliza os seus recursos financeiros.

Você estabelece metas financeiras? Ainda não? Gasta todo o seu salário/lucro e despesas? Então está na hora de uma educação financeira.

Logicamente, um ponto importante que não pode ser deixado de lado é a vida empresarial, ou seja, como e porquê empreender.

E quando tratamos de empresas, não devemos deixar de tomar conhecimento de uma etapa burocrática importante: inscrição estadual.

Inscrição Estadual para que serve?

Inscrição Estadual para que serve?

Ainda que a educação financeira não seja uma parte comum da vida brasileira, precisamos conhecê-la.

Isso implica, necessariamente, em entender o papel e a relevância da inscrição estadual no desenvolvimento de uma empresa.

Aliás, a necessidade e importância da inscrição estadual é uma das dúvidas mais comuns levantadas pelos empresários responsáveis.

Inscrição Estadual para que serve?

Dito isso, que tal conhecermos um pouco mais sobre esse registro, como fazê-lo e seus benefícios? 

Vamos lá, empresários de sucesso!

O que é Inscrição Estadual?

Como o próprio nome já nos informa, trata-se de uma inscrição, um registro numérico com fins determinados.

Ele é liberado pela SEFAZ(Secretaria de Estado da Fazenda), um órgão do tão conhecido Ministério da Fazenda.

A julgar pelo órgão competente, já vemos que não se trata de uma brincadeira. E realmente não é, sobretudo para um empresário.

A inscrição é composta por nove dígitos. Os dois primeiros indicam o estado na qual o empreendimento/pessoa está cadastrado.

Os seis subsequentes identificam a empresa, em sua existência particular. 

Por fim, o último dígito da inscrição estadual dispõe a autenticidade do registro, atestando que, de fato, uma determinada está cadastrada.

Utilidade da Inscrição Estadual

Agora vem a seguinte pergunta: qual a utilidade da inscrição estadual? Em outras palavras, para que serve esse tipo de inscrição?

O registro é utilizado no cadastro do ICMS da Receita Estadual na qual ocorre a inscrição.

Aos desavisados, ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. É um tributo cuja instituição depende exclusivamente dos governos estaduais individualmente, e também do Distrito Federal.

A inscrição estadual permite que uma empresa pague o seu ICMS do jeito certo, e também permite que se emita a Nota Fiscal de Produto(NF-e).

Assim como o CNPJ, sua empresa precisa ter em mãos a inscrição para que a regularização esteja sempre em dia, sem problema algum.

Empresas que precisam ter Inscrição Estadual

A maior relevância da Inscrição Estadual se dá no pagamento correto do ICMS e na regularização das vendas, como já citamos acima.

Exatamente por isso, as empresas que possuam a atividade de comercialização de produtos de tipo físico precisam da Inscrição.

Em todo comércio físico, existe a obrigação(vale repetir: obrigação) de pagar o ICMS.

Como a própria sigla indica, o imposto incide “sobre circulação de mercadorias…”, correto?

Em face disso, roupas, livros e outros produtos entram na classificação do imposto. Por isso, sobretudo se a sua empresa comercializa algo do tipo, é importante ter a inscrição em dia para pagar o ICMS corretamente.

Inscrição Estadual para que serve?

Como obter a Inscrição Estadual

Agora que já entendemos a importância da IE(Inscrição Estadual), podemos conhecer o passo a passo para obter uma!

O primeiro passo é entrar no site oficial online da Secretaria da Fazenda do seu próprio estado. 

Por exemplo: se sua empresa atua em São Paulo, é a secretaria desse mesmo estado que deve ser procurada.

Em seguida é importante separar cuidadosamente alguns documentos:

  • CNPJ da empresa;
  • RG;
  • CPF;
  • Alvará de Funcionamento.

Após o pedido de abertura e completa apresentação da documentação, o processo de inscrição ocorre e então basta aguardar.

Inscrição Estadual e MEI

Outra dúvida comum é se um MEI(Microempreendedor Individual) também precisa dispor de uma inscrição estadual.

A resposta é sim, ainda mais se a atividade do MEI em questão se enquadra na CNAE(Classificação Nacional de Atividades).

Porém, no caso do MEI, o procedimento é mais fácil. 

No momento que um microempreendedor cadastra uma atividade CNAE que necessita da inscrição, o registro é feito de modo automático.

Nas demais figuras jurídicas de empresa, a obtenção precisa ser feita conforme indicamos mais acima.

Contabilidade e Inscrição Estadual

Abrir uma empresa, obter uma IE, dentre outros registros, pagar o ICMS e outros impostos: são muitas tarefas importantes.

Ter um bom serviço de contabilidade pode realmente facilitar e muito a vida de um empreendedor.

Um contador, por exemplo, está sempre atualizado sobre a legislação fiscal e tributária, de forma que nenhum imposto escapa, nem o ICMS.

Ademais, os benefícios que uma contabilidade responsável proporciona são tão vastos e úteis que não é inteligente dispensar tais vantagens.

Conclusão

Durante a obtenção da inscrição e também em toda a abertura da sua empresa, a contabilidade funciona como garantia de que tudo está indo bem.

Sem contar com uma ajuda desse tipo, como um empresário comerciante pode garantir que não terá problemas com a Receita Federal? É algo a ser pensado seriamente.

E já que o assunto é Receita Federal e Inscrição, é importante falarmos também sobre os impostos!

Todo empresário, seja do comércio ou não, que preza por um futuro prodigioso, confere uma atenção séria ao assunto.

Mas isso não precisa ser um problema, como muitas vezes acontece. Contando com um serviço contábil de confiança, tudo é facilitado!

E, em um mercado onde cada centavo importa e faz diferença, lidar bem com assuntos fiscais é de suma importância.

Com a contabilidade ao lado, os problemas somem! 

Inscrição Estadual para que serve?

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário