fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar! Leia este artigo e fique por dentro dos principais benefícios que um planejamento tributário pode proporcionar para a sua empresa.

Confira mais!

Desafios existem e sempre existirão. Há quem saiba disso com toda a gravidade: os empreendedores. Um desses desafios é o pagamento de impostos. Felizmente, é possível vencer a guerra!

A pergunta que dá nome ao artigo é bastante pertinente e importante: por que pagamos tantos impostos? Quem é empresário, certamente um dia já se fez tal questionamento.

A resposta existe e não é difícil de ser compreendida, porém é necessário entender bem a natureza dos tributos, ou seja, dos impostos.

Os tributos, em palavras simples e claras, são uma série de valores pagos por parte do contribuinte (todo cidadão brasileiro efetivo). 

Tais quantias de dinheiro são utilizadas para custear todos os gastos do Estado.

Entendeu claramente? Pois bem. No Brasil, as taxas tributárias são altas porque temos um aumento considerável no que diz respeito aos gastos públicos.

Outros fatores também são importantes na manutenção dos impostos, tais como: taxas de importação, particularidades municipais e estaduais, etc…

Porém, no que diz respeito à vida das empresas, os tributos determinados por gastos públicos são mais pesados, sem dúvida alguma.

Apesar do pagamento ser algo obrigatório e legal, muitas empresas consideram isso como um “mal necessário”, uma vez que não estar em dia com as autoridades fiscais é algo bem pior do que pagar os tributos…

Em certa medida, os empresários têm sim sua parcela de razão, pois a alta carga tributária muitas vezes é uma autêntica dor de cabeça, pode acreditar.

Visto assim, podemos considerar os impostos como um problemas. Mas, como para todo bom problema, existe uma solução. No caso dos tributos, ela se chama planejamento tributário.

 

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

 

Que tal conhecermos mais sobre esse importante serviço e todos os seus benefícios?

Vamos lá, empreendedores!

 

O que é um planejamento tributário?

 

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

Antes de listarmos os principais benefícios que um eficiente planejamento pode trazer, precisamos entender corretamente do que se trata tal serviço.

Como dito acima, é um serviço. Consiste exatamente na boa gestão em todo o pagamento dos tributos de uma empresa e na produção de análises que beneficiem o empreendimento quando o assunto é imposto.

Da mesma forma que temos um gerente que organiza todos os produtos presente em um estoque de supermercado, temos a organização em tudo o que está relacionado com tributos e suas alíquotas (taxas).

 

Motivos para ter um planejamento tributário

 

Em última análise, tratando-se em termos reais, o serviço do qual estamos tratando aqui busca e deposita esforço para diminuir, tanto quanto for possível, as despesas presentes em uma empresa.

Na ponta do lápis, o pagamento de impostos também é uma despesa, não?

Tal despesa pode ser diminuída através do planejamento. Essa diminuição é conhecida como elisão fiscal ou economia fiscal, a saber.

As leis tributárias, apesar de complexas e pesadas, possuem alguns mecanismos que permitem que o número de taxas sejam de alguma forma diminuídos.

Para dar um exemplo prático, vejamos: a depender da atividade empresarial a ser desempenhada, alguns municípios incidem impostos sobre o valor financeiro obtido.

Porém, em alguns casos (e isso dependo da cidade em questão), tais tributos podem ser diminuídos ou até mesmo abolidos. Muito bom, não?

Mas, para que isso aconteça, não basta querer. É preciso saber fazer realmente, e tal tarefa cabe ao planejamento tributário. Ficou claro?

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

Diminuição de despesas e aproveitamento de mecanismos legais são apenas dois dos diversos benefícios que um bom serviço pode oferecer para sua empresa.

Um outro super interessante, a saber, é a redução do valor total a ser pago. Gostou? É mesmo bom.

Nesse caso, taxas que dizem respeito aos Acidentes de Trabalho e casos semelhantes podem ser manejados de forma melhor a beneficiar o seu empreendimento.

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

Etapas do planejamento tributário

 

Agora devemos compreender em como esse serviço é desempenhado no dia a dia, ou seja, quais são as etapas para construir um eficiente planejamento tributário.

Leu com atenção? Eficiente. Sim, eficiente. Se não produzir resultados, não serve. Voltaremos a isso um pouco mais adiante.

Em primeiro lugar, vale encontrar um profissional da área. A depender do tamanho da empresa e da variedade de suas atividades e porte, o número da equipe envolvida no caso pode variar consideravelmente.

Escolhido o profissional, será dada a partida no planejamento. Ele, através de uma boa comunicação, poderá entender corretamente todos os segmentos envolvidos no seu negócio.

E os impostos que estão envolvidos, obviamente. Além de sempre demonstrar como essa despesa, em específico, impacta toda a sua empresa, avaliando todas as taxas e datas.

No fundo, não parece ser uma tarefa tão difícil, certo? Não é, caso você, além de empresário, seja contador.

Aliás, devemos falar mais um pouco sobre isso!

 

Contabilidade e planejamento

 

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

 

Dissemos que um tipo de profissional seria necessário. E quem seria tal sujeito? Talvez apenas um, talvez uma equipe inteira. De todo modo, estamos tratando da Contabilidade.

A contabilidade é o serviço, a ferramenta que poderá produzir o planejamento tributário ideal para sua empresa.

Como outros muitos segmentos profissionais, a contabilidade também se divide em algumas especializações: uma para arquitetos, outra para engenheiros, uma outra para médicos e clínicas, e assim por diante…

O melhor é ter consigo um serviço contábil que conheça a área na qual a sua empresa está inserida. Entendido?

Dessa forma, os resultados do planejamento tributário poderão ser os melhores possíveis, já que uma contabilidade especializada entende as particularidades do negócio a que serve.

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

Conclusão

Saiba da seguinte coisa: não deixe que dúvidas existam.

Ao escolher uma contabilidade para cuidar de toda a parte tributária da empresa, é necessário que você compreenda o que será feito, ao menos em linhas gerais.

Dizemos isso pelo seguinte motivo: a tributação é parte essencial na vida financeira de uma empresa. Sua saúde financeira não se resume em despesas e lucros, de forma alguma.

Existem uma série de intermediações que estão presentes e precisam ser levadas em conta, o que pode ser tarefa demais para um único empresário.

Por esse mesmo motivo, uma contabilidade especializada cuidando de forma eficiente de toda a sua tributação é um fator do qual não se pode abrir mão.

E de forma eficiente! Em outras palavras, que produzam resultados. Por isso, é bom confiar em contadores que já realizaram outros planejamentos e que impactaram positivamente outros negócios.

É certo que, considerando o que foi dito, o planejamento tributário será um verdadeiro empurrão rumo ao bom sucesso.

Por que pagamos tantos impostos? Saiba como o planejamento tributário pode te ajudar.

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários