fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Quais impostos são devidos para empresa comercial em Campo Grande?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter

Quais impostos são devidos para empresa comercial em Campo Grande? Leia este artigo e saiba quais impostos devem ser pagos, quais as melhores formas de prestar contas e jamais sofra com atraso de tributos.

Vamos lá!

Quais impostos são devidos para empresa comercial em Campo Grande?

Todos os dias surgem diversos empreendimentos. Pessoas com bom ânimo põem em prática suas ideias e logo abrem algum comércio, alguma loja ou algo semelhante. Evidentemente, também almejam a prosperidade.

Com exceção dos desavisados pouco cuidadosos, todas as pessoas que enveredam em algo assim, sabem que, sendo também cidadãos, devem prestar contas, tributos e impostos.

Empreendedores ou não, proprietários de comércios ou não, todos nós pagamos impostos.

Os impostos são valores, taxas, quantias de dinheiro pagas por parte do cidadão para garantir o bom funcionamento das atividades administrativas do Estado, ou coisa parecida.

Para cada tipo de atividade desenvolvida na sociedade, são cabíveis determinados impostos. A variedade de tipos de impostos coincide com a variedade de tipos e segmentos das atividades existentes.

Empresas comerciais, sejam as fundadas recentemente ou as que já estejam em atuação no mercado há algum tempo, também possuem os seus impostos. Não há como fugir, certamente não há.

O melhor a se fazer, portanto, é buscarmos ter consciência de quais impostos são referentes a uma determinada atividade(comercial, por exemplo) e nos organizarmos para efetuar o pagamento dessas taxas.

Da melhor forma possível, obviamente.

Aliás, quem gostaria de pagar impostos desnecessários ou pagar os seus tributos fora do prazo e de forma menos eficiente? 

(Conheça a melhor contabilidade para comércio em Campo Grande MS!)

Leia este artigo e descubra da melhor forma quais impostos são devidos para empresa comercial em Campo Grande?

 

Principais impostos para uma empresa comercial

Quais impostos são devidos para empresa comercial em Campo Grande?

 

Há algo que os brasileiros escutam falar desde a mais longínqua infância: com a receita federal não se brinca. Talvez não exista, em todo o território nacional, algo levado tão a sério quanto isso.

E tal fato tem a sua razão de ser.

Fraudar ou sonegar impostos pode vir a ser uma grande pedra de tropeço  no desenvolvimento de uma empresa. É um tipo de atitude que pode comprometer todo o patrimônio de uma empresa comercial, por exemplo.

Então vamos aos fatos: precisamos conhecer quais impostos uma empresa comercial precisa pagar, e também será útil saber qual a melhor forma de pagá-los.

É importante saber que existem, essencialmente, sete principais impostos que fazem jus a uma empresa desse tipo. São eles:

  1.  Imposto de Renda Pessoa Jurídica(IRPJ);

  2.  Contribuição para a Previdência Social (INSS);

  3.  Contribuição Social sobre o Lucro Líquido(CSLL);

  4.  Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social(COFINS);

  5.  Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços(ICMS);

  6. Contribuição PIS/PASEP;

  7. Impostos sobre Serviços (ISS).

Para que uma pequena ou média empresa consiga crescer cada vez mais, é essencial que todos esses impostos citados estejam em dia e sejam sempre pagos dentro do prazo fiscal previsto. 

Nesse sentido, a organização pode e deve ser feita com o auxílio de um bom serviço de contabilidade.

Está à procura de uma contabilidade eficiente? Fale agora com um dos nossos consultores!

 

Planejamento Tributário

 

Todos querem reduzir os seus próprios gastos. Isso não é apenas brasileiro, é sim algo praticamente universal. 

Porém, para que seja possível fazer com que essa redução de gastos se torne uma realidade no seu comércio, na sua empresa comercial, é necessário e indispensável ter um excelente planejamento tributário. 

Do que se trata?

contador especializado em comércio

Quando falamos em planejamento tributário, estamos falando de organização e comprometimento com a boa gestão financeira para o devido pagamento dos tributos, dos impostos.

A organização das características próprias do segmento comercial, para citar um exemplo, podem facilitar a tributação e diminuir os custos quando o assunto é imposto. (Saiba tudo sobre planejamento tributário!)

Isso acontece porque no Brasil, assim como em outras partes do mundo, não temos somente impostos a pagar.  

Existem também formas, ou melhor, regimes de tributação. São sistemas que foram estruturados em razão de facilitar a vida do contribuinte.

Se é necessário estar em dia com o pente fino da RFB(Receita Federal do Brasil), então vale também conhecer quais as principais formas de tributação.

contabilidade em campo grande ms

 

Regimes tributários no Brasil

 

Tratando-se da forma de tributação, temos atualmente, no Brasil, três grandes opções:

  1. SIMPLES NACIONAL

  2. LUCRO PRESUMIDO

  3. LUCRO REAL

Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles? 

 

Simples Nacional para Comércio

 

Esse regime de tributação é normalmente utilizado por aquelas empresas que possuem um faturamento anual de até 4,8 milhões anuais. 

Esse valor é considerado o faturamento bruto, descartando-se, portanto, todas as despesas que tenham ocorrido.

O interesse nesse regime de tributação(interesse despertado sobretudo em pequenos e médios empreendedores) advém do fato que ele consegue unificar todos aqueles impostos que são cabíveis a uma pessoa jurídica(empresa comercial, por exemplo).

Essa unificação facilita a vida do contribuinte, tornando o Simples Nacional a opção mais escolhida por parte das empresas comerciais.

Sua empresa em Campo Grande MS se enquadra no simples nacional? Contate um dos nossos consultores e saiba agora!

 

Lucro Presumido para Comércio

 

É bem verdade que existem algumas empresas que conseguem obter um faturamento superior aos 4,8 milhões do Simples Nacional.

Para casos assim, existem outras formas. Uma delas é o Lucro Presumido.

Lucro Presumido é uma modalidade de tributação na qual podem se encaixar todas aquelas empresas com faturamento anual bruto de até 78 milhões de reais. 

Como o próprio nome já nos sugere, a margem de lucro é presumida, ou seja, é apenas estimada.  

Quando uma empresa comercial costuma normalmente ultrapassar a estimativa, geralmente se utiliza desse regime de tributação.

 

Lucro Real

 

Já o lucro real é um regime mais utilizado por empresas de grande porte. Nessa modalidade, a complexidade é bem maior, fazendo com que estas empresas contem sempre com a ajuda de uma boa contabilidade.

 

Crescimento da Empresa Comercial

 

Seja comercial ou mesmo de outro segmento(medicina, engenharia, arquitetura, etc.), toda empresa preza por seu crescimento

Para que uma empresa comercial consiga um bom crescimento é necessário também levar em consideração alguns outros pontos importantíssimos.

Informações tais como o porte da empresa(pequena, média ou grande), a estrutura jurídica(tipo de sociedade da empresa comercial), a localização(ex.:Campo Grande MS) e o segmento no qual ela atua são dados mais do que essenciais.

Tê-los em mente é fundamental ao escolher a melhor forma de tributação para a sua empresa comercial, sem dúvidas.

É muito interessante também que a empresa comercial possua uma contabilidade especializada, ou seja, uma equipe que esteja habituada a tratar com os tributos próprios de uma atividade como o comércio.

Através da gestão contábil especializada no segmento(comercial, no caso), será possível gerir melhor todo o patrimônio da empresa e alcançar a tão almejada diminuição de custo na hora da tributação.


contador especializado em comércio

Compartilhar :

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter

Posts Recentes

Como Recuperar a Empresa com Contas?

O grande sonho de empreender pode muitas vezes se tornar um verdadeiro pesadelo quando as contas e as dívidas superam os lucros e sua empresa se vê no vermelho. Nestas horas é preciso parar e se organizar, buscar ideias e planejar muito para tirar sua empresa desta situação.

Ler mais »

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Open chat