fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa

Quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa: saiba o que é um planejamento tributário, conheça os vários tipos e confira todos os benefícios que um planejamento pode oferecer!

Confira agora!

Planos. Quem nunca os fez? Planejar é uma atitude quase que natural presente no ser humano. 

Essa ação, esse impulso em antever, de algum modo, o futuro próximo, é comum em toda a nossa vida.

O motivo, a razão que nos leva a planejar determinadas coisas é a presença da capacidade de imaginar e coordenar nossos próximos passos, capacidade essa que jamais cessa de estar presente em todos nós.

Essa característica singular que todo ser humano possui é o que diferencia toda a nossa espécie dos demais animais, por exemplo. Animais não são capazes de imaginar um “futuro”, você sabia?

Um simples cavalo ou até mesmo um pinguim não é capaz de construir planos. Felizmente, seguramente podemos afirmar: somos capazes de planejar.

E mais: quando, além do planejamento, também estão presentes outros componentes, tais como a força de vontade, cada bom indivíduo pode ir muito longe e, inquestionavelmente, conseguir alcançar seus objetivos.

Para ilustrar bem tudo isso, pensemos em um cenário de guerra. Não é nada confortável, é verdade. 

Porém, em um cenário crítico como esse, os comandantes precisam ter em mãos diversos planos.

Tais planos são verdadeiros caminhos traçados a fim de vencerem uma determinada batalha, ou até mesmo a guerra por completo…

Fato semelhante também ocorre quando tratamos de um empreendimento, uma empresa. 

Uma empresa possui diversas responsabilidades, bem sabemos. 

Responsabilidades que devem ser consideradas por todos aqueles que almejam tornar-se grandes empresários algum dia, a saber.

Alinhamento de equipe e uma boa organização interna são formas de planejamento que facilmente encontramos presentes em qualquer negócio, certo?

Além desses, ainda temos mais um: o planejamento tributário. Acontece que esse plano em específico (que muito nos interessa, por sinal), algumas vezes acaba sendo esquecido e deixado de lado.

Mas não se engane: ele detém, lembrado ou não, uma importância enorme, um papel fundamental a desempenhar dentro de uma empresa.

Quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa

 

Que tal conhecermos um pouco mais sobre esse tipo de planejamento? Sua empresa agradecerá, sem dúvidas.

Vamos lá!

Quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa

A importância do planejamento tributário fica tanto mais clara quanto mais adentramos e entendemos sobre o assunto. Por esse motivo, nos cabe voltarmos aos fundamentos.

Em outras palavras mais claras, é preciso e justo perguntar: o que é um planejamento tributário?

Não precisa se preocupar, futuro empresário de sucesso! Não é um bicho de sete cabeças, de forma alguma.

Trata-se de uma forma inteiramente legal e permitida de reduzir o grande conjunto de impostos que todo bom empreendimento paga periodicamente.

E quem não sabe como os impostos acabam sendo um grande peso nos ombros de todo negócio? Pois bem.

Todas as empresas desempenham alguns tipos de atividades, algumas tarefas específicas. 

Não há aquela que faça tudo! Isso realmente não existe e está fora de questão.

Dada a particularidade de cada uma, entra em jogo o planejamento tributário, o serviço que busca alinhar o correto pagamento dos impostos (tributos) àquelas atividades presentes em cada empresa.

Viu? Não é um bicho de sete cabeças. Mas devemos estar certos de uma coisa: sua importância permanece grande e fundamental.

Agora que já entendemos a definição mais gerais, podemos compreender melhor quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa!

Diferentes tipos de planejamento 

Quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa

1. Planejamento tributário Operacional

Como dito acima, temos alguns tipos que se diferenciam entre si, e é  muito importante conhecer bem cada um deles.

O primeiro é o planejamento de tipo operacional. Ele é pensado e construído tendo-se em vista um período com duração de algo em torno de 3 a 6 meses.

Nesse formato de plano, são utilizados procedimentos inteiramente presentes em lei que autorizam e permitem de forma benéfica (para a sua empresa) o cumprimento das obrigações de tipo fiscal e tributária.

Em que consiste essa forma benéfica? É até bastante simples. Vejamos:

O serviço contábil responsável pela elaboração do planejamento tributário toma conhecimento das datas-limite de pagamento dos tributos, e antecipa o pagamento.

De modo que, quando isso ocorre, as taxas acabam sendo diminuídas e, consequentemente, o valor dos impostos diminui também. Não é ótimo?

No planejamento operacional é importante definir exatamente a quais atividades e pessoas os recursos estão sendo referidos. Dessa forma, haverá uma melhor gestão, mais organizada e eficiente.

2. Planejamento Tributário Estratégico

Você deve ter notado que o tipo de plano também se caracteriza por um período. Isso é inteiramente normal: além de saber qual objetivo se quer atingir, também é preciso definir quando, ou seja, um prazo.

No planejamento de tipo estratégico, é pensado um período de 5 a 10 anos de duração. Um grande período, não?

Nesse tipo estão presentes o futuro mais distante da empresa, suas metas de longo prazo e seus valores de organização.

É aqui que entra a escolha do regime de tributação! Essa decisão é muito importante, pois através dela muito dinheiro pode ser economizado.

Qual regime tributário escolher? Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real? Isso sempre está presente no formato estratégico.

3. Planejamento Tributário Tático

Ao contrário do anterior, o tipo tático tem em vista um prazo menor. Além de ir na contramão dos fatores mais gerais: ele possui o foco voltado para cada departamento específico presente na empresa. 

Interessante, concorda? É justamente o tipo tático responsável por fazer a útil ligação entre o formato operacional e o estratégico.

Quando os três estão unidos, é certo afirmar: o futuro da empresa está muito mais seguro e firme.

Aplicação Empresarial

De nada serviriam tantos tipos e funções de planejamento tributário se cada um não pudesse ser realmente aplicado na prática.

Sem alguma utilidade, todo plano não passa de um conto de fadas, bem sabemos. Então, como aplicá-los?

Serão precisas algumas informações. Deve-se ter em mente os números sobre o faturamento da sua empresa, despesas, como o faturamento é empregado, margem de lucro, os empregados do negócio, etc.

Uma vez levantados todos esses dados, aí sim torna-se viável construir alguns cenários futuros e colocar tudo em prática! 

Diferentemente, os objetivos não chegam a ser conquistados, vale dizer.

Conclusão

Não é mesmo incrível? O sucesso empresarial que você procura é constituído por todo esse longo e trabalho planejamento.

E quem deve fazê-lo? A contabilidade! O serviço contábil é especialista em construir planejamentos de curto, médio e longo prazo que trazem inúmeros benefícios.

O mundo não surgiu ontem, e as empresas também não. 

 

Se há um dado que a experiência oferece, é o seguinte: empresas que possuem uma excelente contabilidade conseguem tudo.

Sucesso absoluto!

Quais são os tipos de planejamento tributário e como aplicar na sua empresa

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

6 Comentários