fbpx

Seja nosso Cliente

SOLICITE CONTATO

Cuidados ao registrar funcionários em Campo Grande

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Cuidados ao registrar funcionários em Campo Grande

Quando todos os processos necessários para abrir um comércio forem tomados, o passo seguinte será contratar um funcionário. No entanto, registrar funcionários em Campo Grande, assim como nas demais cidades do país, exigem alguns cuidados fundamentais a fim de evitar problemas futuros. Acompanhe esse artigo e descubra quais são eles.

Registros

Saiba como registrar funcionários em Campo Grande

Conheça os 6 principais cuidados ao registrar funcionários

Depois de entrevistar os candidatos a funcionário e escolher os que melhor se enquadrem no perfil desejado, chega o momento da contratação, onde, alguns documentos são solicitados, os contratos de trabalho são assinados e período de exercício do funcionário se inicia. Veja a seguir, quais são os 6 principais cuidados que devem ser tomados ao registrar funcionários em Campo Grande.

    1 . Tipo de contrato – experiência ou de trabalho?

A primeira coisa que deve ser definida é o tipo de contrato que será estabelecido com o funcionário, seja um contrato de experiência ou de trabalho? Entre as duas opções o segundo é o mais comum, o contrato de trabalho cria um vínculo entre o funcionário e a empresa, sem data prevista para o término da prestação de serviço.

Já o contrato de experiência costuma contar com prazos que variam entre 45 e 90 dias. Neles, os funcionários possuem a garantia de salário durante o período de vigência do contrato, e ao término desse período, ele deverá ser efetivado, assinando um contrato de trabalho, ou dispensado.

    2 . Fazer o contrato

É de responsabilidade do empregador providenciar o contrato que será assinado pelo funcionário, seja ele de experiência ou de trabalho. Para que o contrato seja válido é preciso que o contratante solicite informações do trabalhador como:

  • Número de documentos (RG e CPF),
  • Data de nascimento,
  • Carteira de trabalho,
  • Comprovante de endereço,
  • Título de eleitor,
  • Cartão do PIS – Programa Integração Social.

Existem diversos modelos de contratos de trabalho disponíveis na internet, no entanto, o mais recomendado é que o empregador procure uma empresa especializada para a realização desse tipo de serviço.

Em alguns casos, o funcionário pode não ter o cartão do PIS, sendo necessário que o empregador faça a matricula dele diretamente no site da Caixa Econômica Federal, e se da mesma forma, o trabalhador não possuir cadastro no INSS, cabe ao empregador fazer seu cadastro no site da Previdência Social.

O contrato, além de não precisar de reconhecimento de firma em cartório, sempre deve ser feito em duas vias, e ambas devem ser assinadas pelo contratante e o contratado.

 

     3 . Convenções coletivas e benefícios

Além do contrato de trabalho, ao registrar funcionários em Campo Grande, é importante também que o empregador providencie uma declaração para cada um dos benéficos que serão disponibilizados ao funcionário, como:

  • Vale transporte,
  • Vale alimentação e/ou refeição,
  • Convênio médico,
  • Entre outros.

Nesses documentos é importante que conste todos os detalhes e regras em relação ao beneficio em questão, assim como o valor a ser descontado em folha referente ao benefício.

    4 . FGTS, INSS e contribuição fiscal

É de responsabilidade do empregador recolher todos os encargos referentes ao seu funcionário. Como o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

Caso isso não seja feito, o empregador poderá ser acusado pelo crime de sonegação, podendo ser punido com restrição de liberdade. A guia de recolhimento do INSS deverá ser emitida diretamente do site da Previdência Social, já o FGTS deverá ser calculado pelo empregador, sendo esse compatível a 8% do salário do mesmo.

No caso da contribuição sindical, é preciso que primeiro o empregador verifique se o funcionário é filiado a alguma entidade de classe, sendo isso verdadeiro, ele deverá então entrar em contato com a entidade e solicitar a guia de sindical.

 

Registrar funcionário

Saiba como registrar funcionários em Campo Grande

     5 . Preenchimento da carteira de trabalho

O mais indicado é que todas as informações descritas aqui, estejam registradas na carteira de trabalho do contratado. Essas devem ser anotadas pelo empregador, juntamente com a data de contratação e o valor do salário do funcionário. As páginas separadas para Observações, devem possuir informações como contribuições sindicais, benefícios e outras.

Esse preenchimento deve ser realizado pelo contratante, que poderá permanecer em posse da carteira por no máximo 48h. um procedimento indicado nessas situações é a existência de um recibo, para que esse seja assinado pelo funcionário no momento de devolução do documento.

      6 Exame médico

E finalmente, para que o funcionário esteja realmente apto a iniciar suas funções profissionais, é preciso que um exame médico seja realizado. Essa avaliação deve ser feita por uma empresa especializada e certificada pelo ministério do trabalho. O exame possui um valor aproximado de R$ 110,00 e é de responsabilidade do empregador.

Ele serve para verificar se a saúde do funcionário está em ordem, e se ele possui alguma limitação física que o impeça de exercer a função para qual foi contratado.

 

Acompanhe também “Serviço de contabilidade em Campo Grande”

Gostou do artigo? Compartilha a experiência com outras pessoas!

Compartilhar :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter

Posts Recentes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!