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Como abrir uma clínica médica?

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Todo médico, recém-formado ou não, sonha em ter sua própria clínica médica, principalmente quando se tem alguma especialidade.

 

No entanto, alguns, erroneamente, acabam montando sua clínica como autônomo.

 

Uma clínica médica é uma empresa voltada a prestação de serviços de atividades relacionadas à saúde, que podem ser: odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, exames etc., ou uma integração entre todas elas.

 

Como Abrir uma Clínica Médica?

Foto: Imagem de pressfoto no Freepik

 

Como empresa, o médico terá que lidar com assuntos de gestão.

 

Neste artigo, você vai saber os 5 passos importantes para abrir sua clínica médica, sem ter as dores de cabeça de quem não entende absolutamente nada de gestão empresarial.

 

Os 5 passos para abrir uma clínica médica

 

Uma das primeiras coisas que você precisa pensar, principalmente por conta da parte burocrática, tributária e jurídica, é em procurar um contador de sua confiança, para que o mesmo possa lhe ajudar em tudo isto.

 

O investimento

 

É preciso mensurar o valor total do seu investimento. Aqui, você precisa lembrar onde exatamente este valor será investido:

 

  • Móveis;
  • Equipamentos médicos da clínica;
  • Aluguel;
  • Contador;
  • Parte burocrática (documentos, alvarás, etc.);
  • Reforma e/ou adequação do imóvel;
  • Equipamentos diversos (computadores, telefones, câmeras de segurança, etc.);
  • Tributos;
  • Recepcionista (salários e encargos trabalhistas);
  • Marketing (marketing digital, panfletos, cartazes, etc.);
  • Um valor necessário para manter a clínica enquanto ela não te der lucro.

 

Como você pode perceber, todos estes itens são apenas o básico para que sua clínica comece a funcionar.

 

Analise o investimento inicial do seu negócio

Foto: Imagem de katemangostar no Freepik

 

Este valor que será destinado à sua clínica deve ser considerado como um investimento, afinal, ela em dado momento lhe dará o retorno esperado.

 

O local

 

Esta parte terá mesmo que ser por sua conta e risco. Claro que nada impede de pedir alguns conselhos. Mas é de suma importância você definir bem a região em que deseja atuar, pois precisará estar próximo de seus pacientes atuais e dos futuros pacientes também.

 

Como será sua clínica

 

Escolhido a região, agora você terá que encontrar o local, o imóvel onde você montará sua clínica. Neste momento inicial, você já começa a “dar cara” para sua clínica: se vai ser de alto padrão, por exemplo, ou uma clínica mais popular, etc.

 

Lembre-se de que o imóvel precisa ter certo conforto, para você, para uma secretária ou recepcionista e para os seus pacientes, como uma sala de espera, por exemplo.

 

Documentação

 

Uma vez que você já encontrou a região e o imóvel, só falta agora deixá-lo com a sua cara, com a cara de sua clínica: móveis, macas, objetos e utensílios clínicos, máquinas, computadores, pintura interna/externa, etc.

 

A documentação é a parte burocrática. Geralmente ela é mesmo um tanto chata, mas necessária e envolve CNPJ, Junta Comercial, Inscrição Estadual, modelo de tributação, alvarás, vistoria corpo de bombeiros, registro no Conselho Regional de Medicina, etc.

 

A boa notícia é que o seu contador, aquele de sua confiança, pode lhe auxiliar em tudo isto.

 

É importante saber também que você terá que optar pela melhor forma tributária para a sua empresa, que é a sua clínica.

 

Basicamente, existem duas formas tributárias: Simples Nacional e Lucro Presumido. Escolher um em detrimento de outro requer certas análises contábeis e prospecções futuras. Tudo isto, claro, você consegue fazer e definir com o seu contador.

 

O marketing

 

É outro ponto importante no qual você vai precisar pensar. Considerando que você já está com sua clínica prestes a funcionar (local ok, documentação ok, recepcionista ok), basta agora você realizar um bom plano de marketing.

 

Mas não se desespere. Um “plano de marketing” do passado era sinônimo de grandes somas em dinheiro para se alcançar os objetivos. Hoje, no entanto, isto mudou completamente.

 

Primeiro de tudo, sinalize, de forma digital (e-mail, por exemplo) e personalizada os seus antigos e atuais pacientes.

 

Eles precisam saber, de uma forma personalizada, que você montou sua clínica médica e que já está atendendo.

 

Se não for possível por e-mail, opte por uma carta, a convencional mesmo. É importante esta personalização.

 

Para os futuros pacientes, você vai ter que entrar no mundo do marketing digital: página no Face, um site falando mais sobre você e sua clínica, etc.

 

Para este marketing digital, você também pode contratar um serviço terceirizado.

 

Por que ter a minha clínica médica?

 

Primeiro de tudo porque, muito provavelmente, trata-se de uma realização pessoal.

 

É difícil de se imaginar um médico que não queira ter sua própria clínica médica. Segundo porque, obviamente, é uma excelente oportunidade de negócio.

 

Além disso, há a parte legal de tudo isso, afinal como pessoa jurídica, você passa a ter tributações diferenciadas, além de direitos e deveres também diferenciados.

 

Fica mais fácil, por exemplo, contratar empregados, seja uma recepcionista, uma secretária, faxineira, etc.

 

E não se preocupe: mesmo que você não tenha um jeito de empreendedor, de gestor de negócios, etc., você pode contar com a ajuda de um profissional muito importante que é o contador.  

 

Saiba o que o contador pode fazer pelo o médico, tem uma matéria aqui que explica muito bem.

 

Ele poderá lhe auxiliar em tudo isto para que você possa se preocupar com o que realmente importa: a saúde de seus pacientes.