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Entenda o comportamento do consumidor atual

Publicado em:
atend 07 03

A cada início de ano muitos empreendedores se sentem motivados a tirarem suas ideias do papel e darem andamento a seus projetos. Porém, investir em um novo segmento ou negócio exige um conhecimento de mercado e planejamento bem elaborado. É preciso também estar atento às tendências, ao comportamento do consumidor e outros fatores.

A boa notícia é que o cenário empreendedor brasileiro tem excelentes perspectivas para este ano. Se você compreender o mercado e oferecer soluções corretas, ágeis, inovadoras e eficientes seu negócio tende a crescer e se destacar. Para te ajudar, veja a seguir as maiores tendências do comércio para 2017 e o comportamento do consumidor atual. Confira!

E-commerce

O e-commerce (comprar e/ou vender produtos em lojas virtuais) continuará sendo uma tendência do comércio para 2017. A crescente demanda por itens disponibilizados nas lojas online faz com que este nicho de mercado cada vez mais se fortaleça quando comparado ao aumento de vendas nas lojas físicas.

De acordo com pesquisas, 58% dos compradores online estão dispostos a acrescentar itens no carrinho de compras para alcançar cotas exigidas para o frete grátis nos sites de e-commerce. Então, porque não investir nesta tendência?

Tecnologia

Boa parte das redes de comércio varejista está crescendo e investindo em tecnologias que também serão essenciais em 2017 para atrair o consumidor ao seu empreendimento ampliando assim sua experiência e fidelizando-o.

Comércio varejista de vestuário

De acordo com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) o comércio varejista de vestuário deve crescer em 2017 cerca de 2%. Este crescimento se deve ao reflexo da recuperação da cadeia do varejo de moda.

Mesmo que ainda o cenário econômico brasileiro seja de incertezas existem alguns sinais de melhora devido às propostas encaminhadas pelo Poder Executivo nas áreas trabalhistas, previdenciária, tributária e da desburocratização.

Fato é que o comércio está pronto para ativar a retomada que vier e o setor varejista de vestuário (têxtil e confecção) reage sempre muito rapidamente.

O comportamento do consumidor atual

Fazendo uma reflexão sobre o relacionamento entre comércio varejista e os consumidores no ano de 2016 é possível observar que alguns comportamentos levaram à reações negativas e outros em positivas. Entender o comportamento do consumidor atual permite que você elabore estratégias em seu negócio que sejam capazes de atentar as expectativas dele.

Os consumidores de hoje estão cada vez mais sem tempo e buscam solucionar seus problemas de maneira ágil, prática e dinâmica. Por isso, é necessário que seu comércio atenda a esta expectativa oferecendo a ele exatamente o que procura.

Além disso, eles estão mais maduros e engajados. Com orçamento apertado os consumidores atuais são mais cautelosos e conscientes. Depois de um período de estímulo e prosperidade ao consumo, as pessoas se viram em meio à recessão econômica que, de certa forma, limitou o poder de compra delas.

Tais fatores trouxeram descontentamentos aos consumidores, mas também os ajudaram a construir um novo posicionamento e contribui para que boa parte deles fique mais prudente com seus gastos e pensem mais no futuro.

Dessa forma, pode-se concluir que algumas das tendências de comportamento dos consumidores brasileiros para 2017 são:

  • Alto nível de consciência e mais controle sobre seus desejos de compra.
  • Vida mais saudável, um dos segmentos que mais cresce no país.
  • Equilíbrio entre custo e benefício.
  • Maior preocupação com a sustentabilidade local.

Portanto, aqui neste artigo você encontrou as maiores tendências do comércio para 2017 e soube mais sobre o comportamento do consumidor atual. Utilize todas estas informações a favor do seu negócio e veja na prática os bons resultados que virão.

E você? Quais suas expectativas em relação ao comércio para 2017? Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

Sucesso!