Blog
A importância da gestão financeira para as pequenas empresas
Aprenda sobre a importância da gestão financeira para o sucesso das pequenas empresas e descubra dicas essenciais para otimizar suas finanças e impulsionar o crescimento.
O sucesso em qualquer negócio exige trabalho árduo, perspicácia comercial e disposição para correr riscos. Sustentar esse êxito, porém, é outra coisa completamente diferente.
Como se constrói um negócio sustentável? Como você cria estabilidade financeira para que sua empresa não continue vacilando cada vez que a economia cai?
Falando assim parece uma questão extremamente difícil e inalcançável, não é mesmo? Calma, sempre existe uma solução. Afinal, ter um case de sucesso é algo que sempre vimos.
Grandes empresários e marcas consolidadas no mercado também tiveram que enfrentar os mesmos percalços que você deve estar passando agora.
Claro que temos que manter os pés no chão, mas é importante mostrar para você que existe uma estrada a seguir.
A gestão financeira é esse caminho e um dos aspectos mais importantes na administração de uma pequena empresa, pois ajuda a mantê-la dentro de suas possibilidades.
“E como eu aplico isso na minha empresa?”
Fica até o final que nós, da Contili Contabilidade Campo Grande, vamos mostrar para você porque a gestão financeira é tão importante para o sucesso de uma pequena empresa e como desenvolver isso no seu negócio.
Qual é o papel da gestão financeira nas pequenas empresas?
Foto: Imagem de mindandi no Freepik
O papel da gestão financeira nas pequenas empresas inclui as seguintes questões:
– Planejamento e previsão de receitas e despesas para estimar as receitas e despesas para o próximo ano.
– Preparar um orçamento com base nas receitas e despesas previstas.
– Verificar o orçamento no início e no final do ano para garantir que a empresa permaneça dentro de suas possibilidades.
– Obter uma verificação de crédito para determinar se uma empresa tem a estabilidade financeira para receber um empréstimo ou arrendamento.
Tenha um sistema de gestão financeira para sua empresa
O primeiro passo para melhorar sua gestão financeira é reconhecer onde ela se encontra. Uma forma de fazer isso é ter uma reunião com a sua equipe e descobrir qual o nível atual da gestão financeira da empresa.
Uma vez tendo essas informações, você pode então elaborar um plano para melhorá-las. Isto significa ter uma reunião com seu contador e a sua equipe para descobrir o que você precisa fazer para melhorar sua gestão financeira.
É importante que isso seja feita de forma habitual, ou seja, tenha todas as informações que você puder. Por isso, a cada trimestre, peça ao seu contador que lhe forneça as principais métricas sobre receitas, despesas e finanças.
“E depois disso… O que eu faço?”
O que você precisa fazer depende do nível de gestão financeira que a empresa se encontra atualmente.
Se você tem um controle financeiro relativamente forte, você pode continuar fazendo o que já fazia, mas procurando melhorá-la.
Por isso, colete informações sobre quais são suas principais métricas, como elas estão sendo rastreadas e sobre o que você precisa melhorar.
Mas, se esse não é o seu caso, é preciso entender o seu negócio. Para isso, você pode começar elaborando um orçamento, previsões e uma política de crédito.
Como falamos ali em cima, a ajuda de um contador nessa área é muito importante. Pois, seja qual nível você se encontra de gestão financeira, é a contabilidade que vai te indicar os caminhos a seguir.
Noções básicas de contabilidade financeira
No coração de qualquer negócio está o dinheiro que ele absorve e gasta. É isto que sustenta a empresa, seja com salários, compra de bens, serviços de fornecedores ou pagamento de impostos e outras despesas.
Quando falamos em gestão financeira, estamos abordando três pontos: receita, despesas e lucro líquido.
A receita é o que a empresa ganha a cada ano e é um bom indicador do sucesso da empresa.
Já as despesas são os custos de administração de um negócio, como salários, eletricidade, aluguel e outros gastos que são necessários para operar a empresa.
Enquanto o lucro líquido é a diferença entre receitas e despesas e é um bom indicador da saúde financeira da empresa.
O acompanhamento destes elementos permite que uma empresa verifique se está gastando muito dinheiro ou pouco, e se está tendo o desempenho esperado.
Próximos passos para uma boa gestão financeira
Foto: Imagem de pressfoto no Freepik
Se você chegou até esse artigo assustado com a sua gestão financeira ou apenas querendo melhorá-la, separamos algumas dicas para você aplicar na sua empresa.
Gestão financeira é crucial para qualquer empresa, mas sabemos que pode ser um desafio e tanto para as pequenas empresas que estão sempre lutando para equilibrar as finanças.
Felizmente, há algumas maneiras de tornar esse caminho mais fácil para pequenos negócios.
Se você quer manter as finanças em ordem, confira estas dicas de gestão financeira para pequenas empresas.
-
Tenha um orçamento em mente
Uma das maneiras mais importantes de manter suas finanças em ordem é ter um orçamento. Isso é importante para todas as áreas da sua empresa, desde a folha de pagamento até os gastos com materiais.
Um orçamento ajudará a limitar os gastos e permitirá que você veja onde estão as sobras.
-
Mantenha suas contas em dia
Pagar as contas em dia é outra maneira crucial de manter as finanças sob controle. Se você atrasar o pagamento de uma conta, poderá incorrer em juros e multas, o que pode rapidamente aumentar os custos da sua empresa.
Se você tiver um problema para pagar uma conta, entre em contato com o credor para ver se há alguma maneira de negociar um plano de pagamento.
-
Tenha controle
Controle os gastos para ter certeza de que a sua empresa está gastando dinheiro apenas no que é necessário. É fácil deixar os gastos fora de controle, especialmente quando se trata de materiais ou serviços de marketing.
Dê uma olhada nos custos da sua empresa com frequência para ter certeza de que os gastos estão sendo mantidos sob controle.
-
Tenha tudo registrado
Mantenha os registros em dia para ter uma visão clara do que está acontecendo com as finanças da sua empresa. Registre todos os gastos e receitas, bem como os pagamentos que você recebe.
Ter registros precisos permitirá que você veja onde estão as sobras e onde você pode economizar dinheiro.
-
Conte com uma contabilidade
Qualquer empresa, independentemente do tamanho, precisa de uma boa contabilidade. Ela vai te ajudar a manter os registros em dia e fornecerá uma visão clara das finanças da sua empresa.
Se você não tem certeza de como começar, entre em contato com um contador para obter ajuda.
-
Planeje-se para emergências
Tenha um plano de emergência para lidar com imprevistos financiários. Se você não tem um plano de emergência, pode ser pego desprevenido se uma despesa inesperada surgir.
Ter um plano de emergência permitirá que você cubra as despesas inesperadas sem colocar sua empresa em risco.
Soluções Contili Contabilidade Campo Grande para sua empresa
Entender como funciona a gestão financeira é de extrema importância para ter o controle da sua empresa. Não dá para deixar as coisas acontecerem sem planejamento, tudo precisa ser estudado.
Implementar estas dicas de gestão financeira pode ajudar a manter as finanças da sua empresa em ordem. Por isso, seja qual situação você estiver, é necessário contar com uma contabilidade que te auxilie nesse processo.
Já ouviu aquele ditado “Duas cabeças pensam melhor que uma”? ou “Juntos somos mais fortes”? Parece frases clichês, mas que são completamente verdade.
E é esse o intuito da contabilidade!
A Contili Contabilidade Campo Grande trabalha junto aos seus clientes, analisando cada particularidade no negócio e oferecendo o que ele precisa.
Quer entender a sua gestão financeira e melhorá-la? Entre em contato com a gente.