Blog
Planejamento Tributário 2019
Realizar o seu planejamento tributário já pensando em 2019 pode ser uma boa oportunidade de sua empresa ganhar certo fôlego e, deste modo, conseguir realizar outros planejamentos e investimentos não programados ainda.
Claro que este planejamento tributário envolve uma série de fatores, mas é através dele que você poderá construir um plano de ação coeso e que se adeque às necessidades e planejamentos estratégicos de sua empresa ou de seu negócio.
Este planejamento tributário deve ser feito por qualquer empresa, desde um pequeno empreendedor ou MEI à até grandes empresas presentes no mercado.
Neste guia, vamos orientá-lo sobre a importância deste planejamento e como realizá-lo de uma forma mais simples e eficaz.
A importância do planejamento tributário 2019
Você precisa se preocupar com este planejamento tributário para 2019 por uma série de motivos, mas, o principal deles é sem dúvida por fatores estratégicos para o seu negócio.
Hoje em dia o que mais se fala, em qualquer nível de negócio, é na redução de custos como forma de alavancar maiores lucros.
Se você não se planejar adequadamente sobre diversos aspectos para 2019, sua empresa ou seu negócio corre o sério risco de perder dinheiro. Um destes planejamentos é o tributário, sem dúvida alguma.
Ao conseguir administrar corretamente todos os tributos já pensando em 2019, conseguirá influenciar de forma decisiva toda a lucratividade de sua empresa ou negócio.
E é fácil de entender o porquê disto, afinal, toda a carga tributária exerce influência direta em seu planejamento financeiro bem como no valor do seu produto final. Então, não dá para não pensar em planejamento tributário.
O que é o Planejamento Tributário
Nada mais é do que um plano de ações que deve ser detalhado e direcionado, com o objetivo claro de deixar as empresas e seu negócio totalmente regularizado com o fisco brasileiro, buscando sempre a redução fiscal e diminuindo, com isto, o impacto tributário sobre sua empresa.
É, portanto, a forma ideal para que o seu negócio ou empresa tenha aquele fôlego extra e, com este, conseguir aumentar sua produção ou mesmo sua competitividade no mercado em que está inserida.
Como você pode perceber, não é possível desconsiderar este planejamento e quanto antes for feito mais tranquilo e projetada para o futuro sua empresa estará.
Como realizar o Planejamento Tributário 2019
Teoricamente, realizar este planejamento tributário não é tão difícil assim. No entanto, você precisará ficar atento às próprias projeções de sua empresa ou negócio e também de possíveis alterações nos tributos federais e estaduais, com foco principalmente nos federais, como o IR, por exemplo.
O Imposto sobre a Renda, não projetado adequadamente para o primeiro semestre do ano seguinte, pode significar uma “mordida” financeira bem grande em seu negócio e, se não for observado atentamente, você pode ser pego de surpresa e esta “surpresa” no mundo dos negócios pode até ser fatal, dependendo da situação.
Desde modo, siga algumas dicas úteis para iniciar este seu planejamento tributário para 2019:
- Faça uma análise o mais detalhada possível de todos os tributos pagos pela empresa, mesmo que considerando ainda o ano vigente como base. Esta análise deve ser de operação por operação, tributo a tributo, sem deixar passar nada. É um verdadeiro “pente fino”;
- Procure, no levantamento acima, pontos que podem sofrer possíveis reduções e marque-os para que fiquem em seu “radar estratégico”;
- Confirme se o regime tributário no qual o seu negócio está enquadrado atualmente é o mais adequado. Mudanças na empresa, aumentos de produtividade e lucro, etc., podem indicar a necessidade de optar por uma outra forma tributária como mecanismo de redução de impostos pagos.
Nem sempre o Simples Nacional, por exemplo, é a melhor opção tributária para o seu tipo de negócio. Esta revisão e planejamento irão lhe mostrar isto com certeza.
Se possível ainda, conte com o auxílio de um profissional contador. Ele poderá trabalhar lado a lado com você auxiliando na elaboração deste planejamento tributário para 2019.
Se ele for feito de forma correta sua empresa entrará 2019 com o “pé direito” e você super tranquilo quanto ao futuro do seu negócio.
Regimes Tributários existentes no Brasil
No Brasil de hoje existem apenas três regimes únicos de tributação, que são eles:
- Simples Nacional (SN): é muito procurado pela maioria dos empreendedores, mas, nem sempre é o regime tributário mais adequado ao seu tipo de negócio. É o regime considerado o menos complexo, com alíquotas muito bem definidas e progressivas, bem mais fáceis e simples de serem aplicadas.
- Lucro Presumido (LP): o próprio nome já denuncia, ou seja, é totalmente presumido. E o que isto significa? Em tese, você paga impostos independentemente se teve lucro real ou não. Isto quer dizer que, mesmo tendo prejuízo, terá que pagar impostos como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.
- Lucro Real (LR): o nome também o denuncia, ou seja, o que vale aqui é o lucro real obtido, e não o presumido como no caso do regime LP. Isto significa que sua empresa pagará apenas sobre os lucros reais obtidos. Se teve prejuízo, não paga.
É aconselhável consultar um contador para conseguir entender melhor qual destes regimes melhor se aplica ao seu negócio/empresa e ao momento em que a mesma está vivendo.