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Dicas essenciais de como montar um pet shop lucrativo
Descubra dicas essenciais para montar um pet shop lucrativo. Aprenda tudo sobre planejamento, gestão e estratégias para transformar sua paixão por animais em um negócio rentável.
Normalmente, o amor pelos animais é o ponto de partida para aqueles que decidem empreender nessa área. Então, se você faz parte desse grupo, abrir um pet shop pode ser uma ótima oportunidade.
Entretanto, assim como outros setores, é importante ter um planejamento e criar estratégias para que o seu negócio obtenha resultados e se torne referência no mercado.
Antes de dar início ao seu sonho, é preciso entender alguns pontos que vão refletir diretamente no crescimento do seu negócio. Você sabia que até a localização e os fornecedores precisam ser escolhidos de forma estratégica?
É isso que nós da Contili Contabilidade Campo Grande vamos mostrar nesse artigo.
Não importa se você já tem experiência empreendendo ou se é iniciante no mundo dos negócios, nosso guia vai ajudá-lo a planejar e montar um pet shop de sucesso.
Passo a passo para abrir um pet shop
Foto: Freepik
Faça uma pesquisa de mercado
Antes de partir para as questões mais práticas, é importante fazer uma pesquisa de mercado para ter certeza de que a ideia de seu pet shop será bem-sucedida.
Esse é o momento de você entender como funciona o mercado, quais são os seus principais concorrentes e o que pode afetar o seu negócio futuramente.
Para começar, é necessário que você tenha em mente o público-alvo do seu pet shop. Quais pessoas você deseja atender? Quais serviços você acha que estão procurando? Qual a renda daquela família?
Todas essas informações são fundamentais para entender as necessidades dos clientes e oferecer produtos e serviços que eles estão procurando.
Além disso, realizar pesquisas e analisar seus concorrentes é importante para identificar tendências de popularidade. Esse é o momento de você analisar e oferecer algo diferente para te dar uma vantagem competitiva.
Visite outros pet shops da região, observe os serviços oferecidos, a variedade de produtos, os preços praticados e o atendimento ao cliente. Identifique o que os concorrentes fazem bem e o que você pode fazer para se destacar.
Além disso, não esqueça de estar ligado nas tendências e fazer pesquisas na internet. Quais são os produtos e serviços mais procurados pelos clientes? Quais são as novidades no mercado de pets?
É fundamental estar sempre se atualizando para oferecer produtos e serviços relevantes e diferenciados, e assim atrair mais clientes.
Escolha o melhor local para o seu pet shop
Foto: Freepik
A escolha da localização do seu pet shop pode ser determinante para o sucesso do empreendimento.
Depois de compreender seu público e seus concorrentes, o próximo passo é avaliar a localização. É importante escolher local que tenha uma concentração considerável de pessoas, de fácil acesso e com boa visibilidade, pois isso aumenta o potencial de clientes para o pet shop.
Além disso, é preciso analisar todos os custos que aquele local vai trazer. Coloque na ponta do lápis o valor do aluguel, se o lugar precisa de reformas para comportar o seu negócio, entre outros pontos.
Monte a equipe ideal para o seu pet shop
A qualidade no serviço e no atendimento prestado precisam estar lado a lado. Por isso, a escolha da equipe requer atenção especial, afinal, são eles que terão contato direto com o tutor e animal.
A primeira etapa que você deve seguir é definir os cargos e a quantidade de profissionais que você vai precisar.
Após isso, busque profissionais que tenham experiência na área e que possuem habilidades específicas para desempenhar as funções que você oferecerá no pet shop.
Por exemplo, um tosador deve ter habilidade para lidar com animais e conhecer diferentes técnicas de tosa. Enquanto, um atendente deve ser capaz de lidar com clientes exigentes e resolver problemas rapidamente.
Analise tudo o que você acha importante no momento das entrevistas e testes de aptidão. Procure pessoas que demonstrem entusiasmo em trabalhar em um pet shop e que estejam dispostas a aprender e se desenvolver.
Além disso, deixe claro a cultura da empresa aos profissionais que trabalharão ali. É importante que eles sejam compatíveis e compartilhem os mesmos valores e objetivos que o seu pet shop.
Isso vai ajudar a garantir que sua equipe trabalhe em harmonia e alcance os objetivos do negócio.
Escolha bons fornecedores
Foto: Drazen Zigic/Freepik
O momento de escolher os fornecedores do seu pet shop precisa ser feito de maneira detalhada e bem criteriosa. Afinal, estamos falando de produtos que serão usados nos animais.
É importante verificar se todos eles possuem todas as autorizações necessárias para operar no mercado e avaliar a qualidade dos produtos oferecidos.
Lembre-se que o relacionamento com os fornecedores deve ser próximo e transparente. Estabeleça uma conexão clara e eficiente para que vocês consigam trabalhar sem ruídos e sem atrapalhar o seu negócio.
Por isso, ao enfatizarmos a importância de realizar uma pesquisa profunda, é para evitar o risco de precisar trocar constantemente de fornecedor e produto.
Analise bem os valores e a qualidade, mas fique de olho no seu estoque. Equilibre as quantidades e compre somente o que será usado em determinado período.
Não deixe produtos parados, pois podem vencer, mas também não deixe faltar para não interromper o seu serviço. Encontre um equilibro entre os dois.
Ofereça um atendimento de qualidade
Muitas pessoas colocam como prioridade um bom atendimento e é isso que você deve oferecer também. Os clientes não querem apenas produtos de qualidade, mas também um serviço eficiente e personalizado.
Para que o seu pet shop tenha uma boa recepção, é fundamental treinar a equipe de atendimento para que eles possam lidar com as demandas de forma cordial e atenciosa.
Invista em treinamentos e capacitações para que eles possam conhecer os produtos e serviços oferecidos e dar a atenção necessária aos clientes.
Outra estratégia importante é personalizar o atendimento de acordo com as necessidades e preferências de cada um.
Mantenha no sistema o histórico de compras de cada cliente para saber quais produtos e serviços eles contratam e use essas informações a seu favor.
Isso porque, quanto mais você conhece as pessoas que frequentam seu pet shop, mais próximos vocês se tornam. E esse sentimento de pertencimento é muito valorizado pelos clientes atualmente.
Além disso, como estamos falando em um ambiente frequentado por animais, é preciso ter um olhar pensando nos pets. Torne o seu pet shop um lugar em que eles tenham alegria em frequentar.
Invista em uma decoração agradável e em um ambiente climatizado, para que os pets e seus tutores se sintam confortáveis enquanto estão na loja.
Tenha um diferencial
O que faria as pessoas escolherem o seu pet shop dentre tantas outras da sua cidade? É fundamental buscar estratégias que possam agregar valor ao seu negócio.
E quando falamos em valor, não estamos nos referindo ao dinheiro, mas sim sobre o que a sua loja tem a oferecer para além da etiqueta.
Encontre algo que torne seu pet shop único ou que, ao menos, seja um diferencial especial da sua loja. Um exemplo disso, simples de ser implementado, é o bom atendimento.
Isso pode incluir uma abordagem atenciosa, um aroma exclusivo ou até mesmo uma mensagem pós-venda personalizada.
Se você quiser ir mais além, pode investir em outros tipos de serviços e pacotes atrativos. Por exemplo, o seu pet shop pode ter itens personalizados, de fabricação própria ou importados, que vão te tornar único no mercado.
Promova seu negócio nas redes sociais
Foto: DCStudio/Freepik
As redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas de marketing para empresas de todos os setores, e com um pet shop não é diferente. Promover o negócio nas redes sociais pode ajudar a aumentar a visibilidade, atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Cada dia mais as pessoas estão em busca de empresas mais humanizadas, então busque sempre humanizar as suas redes sociais. Esteja sempre mostrando o que acontece na sua loja. Filme os bastidores, a equipe de profissionais, as novidades, promoções e dicas de cuidados com os pets.
Incentive também a participação dos clientes nas redes sociais. Faça promoções exclusivas para quem segue a loja, e estimule os clientes a compartilharem suas experiências e fotos com seus pets usando produtos da loja.
Além disso, é importante não ficar apenas no conteúdo orgânico, mas investir em anúncios pagos nas redes sociais.
Os anúncios podem ser segmentados de acordo com as características do público-alvo, como idade, gênero e interesses, o que aumenta as chances de sucesso da campanha.
Gestão financeira
A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes na administração de uma empresa. Isso porque, tendo um controle adequado das finanças, o seu pet shop garante a saúde financeira e mantem um fluxo de caixa saudável.
Tenha o controle e organize todas as finanças do seu pet shop, com registros precisos de todas as transações, como vendas, compras e pagamento de contar.
Isso ajuda a identificar rapidamente problemas e oportunidades de melhorias, e a evitar problemas com o fisco.
Além de manter o seu negócio em ordem, ter essas informações é fundamental para que você tenha uma visão estratégica do seu negócio. Você vai conseguir planejar os próximos passos do pet shop com base nos dados que você obteve.
Soluções Contili Contabilidade Campo Grande para sua empresa
Abrir um pet shop é um processo desafiador que envolve muitas etapas burocráticas e pode ser um pouco complexo. Por isso, estamos aqui para oferecer soluções especializadas em contabilidade e gestão financeira para te ajudar nesse processo.
Nós da Contili Contabilidade Campo Grande podemos te orientar na escolha do melhor modelo de negócio, e ajudar a obter os alvarás e licenças necessárias para o funcionamento do seu pet shop.
Além disso, você pode contar com a nossa equipe durante toda a jornada do seu pet shop, não somente na abertura. Estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a manter as finanças em ordem.
Oferecemos diversos serviços, como a elaboração de relatórios financeiros, consultoria financeira, entre outros.
Com a nossa empresa de contabilidade ao lado, a abertura e a gestão de um pet shop se tornam muito mais simples e eficientes. Entre em contato conosco!